Cotidiano
Violência na sala de aula: Professora é agredida por aluna em escola estadual de Guaraí

Uma professora da rede estadual de ensino de Guaraí, região centro-norte do Tocantins, registrou um boletim de ocorrência após ter sido agredida por uma aluna em plena sala de aula. Segundo informações apuradas pelo g1 Tocantins, o caso aconteceu na Escola Estadual Raimundo Alencar Leão e está sendo investigado pela Polícia Civil.
O episódio ocorreu na quinta-feira (2), quando a professora teria impedido a aluna de sair da sala. A jovem reagiu com um soco no braço da educadora, empurrou-a e ainda a ameaçou, segundo o boletim. Uma funcionária da escola relatou que a estudante chegou a dizer que “iria furar a professora com um canivete”. A profissional deixou a sala e registrou o caso na polícia no dia seguinte.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a professora está em estado de choque e sem condições de retomar as aulas com a mesma turma. A categoria acompanha o caso, cobrando providências.
A Secretaria de Educação (Seduc) afirmou que a estudante já estava sob acompanhamento da Equipe Multidisciplinar e mora em uma Casa de Acolhimento Institucional devido à sua situação de vulnerabilidade. O episódio foi repassado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que deve oferecer suporte à jovem.
A Seduc também garantiu apoio à professora agredida e afirmou que trabalha pela construção de um ambiente escolar pacífico. Já a Secretaria de Segurança Pública confirmou que a jovem é multireincidente em casos semelhantes e que a investigação tramita em segredo de Justiça por envolver menor de idade.