O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.
Infraestrutura em todas as regiões
A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.
As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.
A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária

